Bloco2

sexta-feira, 17 de abril de 2009

CUIRIOSIDADES DO MUNDO


Fuzis com mira em vídeo
A ciência de matar progride mais rapidamente que a ciência de curar. Desde o ano 2000, os soldados podem fazer a pontaria de seus fuzis através uma câmara de tevê sem fio, cuja imagem é captada pelo pequeno monitoracoplado à arma. A invenção é francesa.

Energia muscular pode alimentar microchips
Ao caminharmos, nossos músculos produzem grande quantidade de energia. Os cientistas pensam em aproveitá-la para alimentar chips devidamente programados e implantados nos sapatos. Quando chegássemos em casa, emitiriam comandos para abrir automaticamente a porta, ligar a televisão ou o forno de microondas.

Mundo na realidade é silencioso e incolor
Sons e cores só existem dentro da gente. São vibrações de partículas, dentro de determinado comprimento de onda, que podem ser percebidas pelos nervos auditivo e ótico. Sem eles, veríamos o mundo como realmente é: silencioso e incolor. Tal como não escutamos o ultra-som nem vemos a radiação ultravioleta ou infravermelha.

Descobridor da anestesia foi para a prisão
O descobridor da anestesia foi o dentista norte-americano Horácio Wells. Em 1844, usou o anidrido nitroso, conhecido como gás hilariante, para realizar a primeira cirurgia indolor da história humana – a extração de um dente. Pouco tempo depois, um de seus pacientes morreu ao ser anestesiado e ele foi condenado à prisão. Morreu na miséria.

Automóvel foi criado para uso militar
O primeiro automóvel se deve ao engenheiro militar francês Nicolas Joseph Cugnot, Foi criado entre 1763 e 1769. Tinha três rodas, era acionado a vapor e destinava-se a substituir os cavalos no transporte de peças de artilharia.

Combustão espontânea existe e pode originar incêndios
O fogo pode irromper espontaneamente quando algodão embebido em óleo mineral é aquecido pelos raios do Sol. Da mesma maneira, a tinta de jornal nova também se inflama, quando se espalha pelo papel e entra em contato com uma fonte de vapor dágua. A combustão espontânea é a origem de muitos incêndios.

Cem anos na Terra são apenas nove em Júpiter
Um homem de 100 anos, recordista de sobrevivência na Terra, se tivesse nascido em Júpiter, teria apenas 9 anos de idade. Explica-se: o planeta Júpiter leva exatamente 11 anos e 314 dias para completar uma volta em redor do Sol. Ele fica, aproximadamente, a 800 milhões de quilômetros do Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário