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terça-feira, 15 de abril de 2014

Troca escovas motor de arranque Twister 2005

Bom, segue abaixo um tutorial simplificado com fotos da troca das escovas da Honda Twister 250cc 2005 e também pode ser usado na Tornado pois as duas tem a mesma mecânica.. Tudo inicia-se na retirada do banco e depois carenagens e tanque de combustível, digamos que isso é uma tarefa fácil pra quem tem um pouco de habilidade em mecânica e algumas ferramentas relativamente simples. Abaixo você ve a posição dos parafusos das carenagens da lateral que devem ser removidas. O local onde a seta indica para cima tem um encaixe de pressão, remova com cuidado pois quebra muito facil.
Depois remova a mangueira de combustível (cuidado pra não deixar cair no motor ou na pintura pra evitar manchas), o pólo positivo da bateria, desencaixe o fio da bóia e solte a chave 12mm que segura o tanque.
Com tudo fora o trabalho fica mais fácil e acessível, agora tire as 2 mangueiras, o cabo do afogador e solte a abraçadeira que prende o carburador no coletor.

Agora pelo outro lado, retire o cabo da embreagem, solte o suporte dos cabos do acelerador e a outra abraçadeira do carburador.

Bom depois de tudo solto é só puxar e ir manobrando o carburador até tirar ele fora, eu desmonto desta forma pra evitar a retirada do coletor e causar possíveis entradas falsas de ar, alem de facilitar bastante o processo, com ele do lado de fora, solte a mangueira do respiro pra abrir caminho até o motor de arranque.

Agora basta retirar os 2 parafusos 8mm que prendem o motor de arranque a carcaça do motor e puxar para desencaixar do suporte.


Com ele na mão é só soltar o cabo positivo com a chave 10mm.

Com ele em mãos agora é a hora da lambuza.. Comece soltando os 2 prisioneiros 7mm (não precisa se preocupar, pois ele não tem molas que voam longe ou quaisquer coisas que sejam impossíveis de se montar depois).
 Após a retirada da primeira tampa, você terá acesso as arruelas espaçadoras, preste atenção a ordem e direções antes de remover.
 Este é o induzido (bem gasto por sinal).
 Estas são as escovinhas mais gastas ainda , e pra tirar elas, basta soltar a porca 10mm ao lado da base, também vale reparar a ordem das arruelas, pra não se complicar na hora da montagem.

Depois de tudo desmontado é hora de lavar, lave com querosene e um pincel, depois aquela boa mangueira pra limpar tudo, deixe secar completamente no sol e depois passe um pano com gasolina ou WD-40 pra evitar qualquer umidade que possa ter sobrado.

Aqui as escovinhas novas esperando a montagem.
A montagem é bem simples, coloque o parafuso através da carcaça e coloque o o-ring e depois as arruelas isolantes, a porca 10mm e é só apertar bem o conjunto. E a estrutura vai apoiada na carcaça por aquela aste na lateral encaixando no suporte.
 A limpeza do induzido é um ponto importante para o bom funcionamento do novo conjunto, o ideal é lixar com uma lixa média 100 de ferro.


Em seguida, raspe os vãos com um estilete ou faca de forma a retirar a crosta que fica impregnada nelas.
Depois do estilete passe uma chave de fenda um pouco mais grossa pra retirar as rebarbas e evitar o desgaste acelerado das escovas.
No final ele deve ficar assim, totalmente livre de impurezas, como eu disse mais acima, este induzido já esta condenado por estar bem gasto, mais ainda aguenta esse jogo novo de escovas.
Partimos a montagem, primeiro encaixe o induzido na base das escovas.
 Em seguida coloque o primeiro o-ring na peça central.
Agora encaixe a parte central da carcaça, é um pouco mais chata pois é um imã e fica grudando com o induzido.
 Ele montado deve seguir a guia e sempre verifique se a vedação da carcaça esta encaixada corretamente evitando a entrada de sujeira e umidade.
Após a montagem da parte central coloque as arruelas espaçadoras na mesma sequencia que você desmontou.
 Para a montagem da ultima tampa aconselho uma dedada de oleo na parte interna do retentor um pouco de trava rosca torque médio e um pouquinho de silicone de alta temperatura logo abaixo da arruela pra ajudar na vedação, pois as borrachas da carcaça ja podem estar ressecadas e não vedar como deveriam. Depois do aperto limpe o excesso de silicone.
Agora na hora da instalação, verifique se não tem sujeira na entrada do motor de arranque no motor, passe o dedo puxando quaisquer sinal de sujeira pra fora, evitando a contaminação do óleo e possíveis danos ao motor. E no mesmo local, passe um pouquinho de óleo pra facilitar a entrada do o-ring evitando rasgar ele durante a instalação.

Antes de colocar o motor de arranque no local, coloque o cabo positivo novamente facilitando a montagem do mesmo.

Agora é só encaixar ele no local.
Na fixação do aterramento do motor eu coloquei uma arruela de pressão pra evitar que com a vibração do motor ele se solte causando mau contato e possíveis problemas na partida e até mesmo na ignição.
Reinstale o polo positivo da bateria.
 Com o motor de arranque já instalado, faça um teste antes de montar o restantes das peça, evitando mais dores de cabeça em caso de qualquer problema, basta dar uma partida pra ver se ele vira corretamente, óbvio que o motor não irá pegar pois estará sem o carburador.
 Carburador no lugar, é hora de reinstalar cabos de acelerador, embreagens, afogador e manqueiras de respiro.

 Tudo no lugar de novamente outra partida pra ver se esta tudo certo. Depois é só recolocar as carenagens, tanque e banco.
Espero que tenha ajudado, qualquer dúvida a respeito só deixar um comentário!!





19 comentários:

  1. VALEU pelas dicas me ajudou muito sem contar que economizei uma boa grana

    Parabens


    E NOIS

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    1. Opa.. bom saber que foi útil, quando der farei mais alguns. Abraço!!

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    2. Consegui trocar as escovas mas me enrolei na hora da montagem, pois não prestei muito atenção na posição das arruelas.Poderia colocar mais detalhes. Mas vlw.Grato

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  2. na minha não precisou tirar o carburador...

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    1. eu ja tirei sem precisar tirar o carburador, porém acaba forçando a base do coletor e pode dar alguns problemas, mais também é uma opção válida!!

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  3. Eu apenas girei o carburador, mas otimas dicas, principalmente sobre a limpeza dos contatos do induzido... parabéns.

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  4. Legal que ajudou, como eu disse mais acima, ja tirei sem remover o carburador, mais pode forçar o coletor e se estiver pode rachar e começar a dar entrada de ar, então prefiro tirar ele e dependendo ja até faço uma limpeza.. Valeu pelo comentário!!

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  5. valeu cara pele dica bem explicado vou fazer na minha

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  6. valeu cara pele dica bem explicado vou fazer na minha

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  7. Posso lavar com querosene 100% da peça ou tem algum lugar q não pode ?? Obrigado

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  8. Posso lavar com querosene 100% da peça ou tem algum lugar q não pode ?? Obrigado

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    1. po cara, agora que vi a pergunta.. então, eu lavo sim com querosene.. só não pode deixar de molho o induzido e os orings..

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  9. Boa noite amigo ótimo tutorial gostei muito bom texto e explica bem... Uma dúvida aquele filtro na mangueira tem qual utilidade???

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  10. quanto que fica o preço da mão de obra de um mecânico

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  11. Gostei foi bem explicado, para mim que sou leigo , tive pequena dificuldade na hora da montagem mais saiu tudo perfeito

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  12. Gostei do tutorial muito bom me ajudou muito muito obrigada

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