Bloco2

domingo, 26 de abril de 2015

Escala Pentatonica em um Blues

       Boas amigos, a algum tempo venho aprendendo tocar violão e guitarra, já tive 2 professores que me ensinaram por uns 5 meses cada, porém por alguns motivos tive de sair, então venho tentando aprender pela internet mesmo, no ultimo curso, o professor me passou sobre escalas pentatonicas, e de lá pra cá vinha sem entender como realmente aplicar até que me deu um estalo esses dias, fiz este video abaixo, com um improviso de Blues, ainda que com alguns erros, achei que poderia ser útil pra mais alguém. Espero que gostem.. A escala que utilizei foi de Am (Lá menor) e a base foi uma do youtube, existem várias bases para praticar ou até mesmo quem já é mais experiente tirar um bom som.. Abraços e até a próxima..

quarta-feira, 15 de abril de 2015

TROCA DE PIVO CORSA 97

     Falaee galerinha.. continuando o trato do carango, hoje troquei os 2 pivôs inferiores , e como sempre, deixo aqui um tutorial pra quem queira fazer. Gastei em torno de umas 2 horas pra fazer os 2 lados, e considero que qualquer pessoa com um pouco de jeito com mecânica pode fazer sem maiores problemas... Sem mais, bora lá..
     Você vai precisar de uma chave de boca ou estria 18, uma pito ou L 18, um martelo, uma chave de boca ou estria 13 e uma L 13, além é claro da chave de rodas, macaco, graxa e desemgripante.
     

Solte os parafusos 18 que fixam o pivô a balança, no meu caso, tive de dar umas marteladas na chave para poder soltar, pois geralmente esse tipo de serviço é feito em oficinas com parafusadeiras pneumáticas, Após os parafusos soltos, solte também o parafuso 13 do pino que vai abaixo da ponta de eixo.

 Após soltar os parafusos, com uma alavanca empurre entre a ponta de eixo e o pivo ou bata para soltar, e pronto, o pivô está fora. Limpe tudo, passe uma graxa entre as peças e monte novamente o pivô fazendo o inverso do processo de desmontagem.

Pronto, aperte novamente todos os parafusos, e de umas marteladinhas para travar os parafusos 18 novamente. Se tiver, passe um pouco de trava rosca médio para garantir que os parafusos fiquem no lugar. Abaixo fotos dos pivôs retirados, eu comecei a sentir vibrações e instabilidade no carro, levantei e senti a folga com a roda montada ainda, após a troca, o carro ficou firme novamente.

No meu caso paguei R$50,00 por cada lado original Nakata, qualquer oficina cobraria em torno de uns 50,00 para fazer o serviço, então fica ai uma boa opção para economizar na mão de obra. Qualquer dúvida, deixe nos comentários..  








quarta-feira, 8 de abril de 2015

TRATO NO CORSINHA

    Boas meus amigos, estamos ai novamente com mais um pouco de coisa útil, hoje resolvi dar um grau no meu corsinha 97, e pra variar, vou deixar algumas dicas para quem queira fazer o mesmo. Ao todo vou fazer 3 coisas.. Revisar os freios, lubrificar os rolamentos e pintar as panelas, o processo é o mesmo para os 3, então você pode fazer tudo igual a mim ou qualquer um dos 3 separadamente.
 Vamos lá.. inicia-se levantando o carro e removendo a roda, como é a parte traseira, você vai precisar calçar as rodas dianteiras e manter o carro engatado pois vai precisar do freio de mão solto, levante o carro e se tiver, coloque um cavalete por segurança (não é o meu caso, então deixo a roda em baixo do eixo, se acaso o carro descer, para nela), Removendo a roda, você terá acesso ao copinho de graxa do cubo (foto abaixo).. com ajuda de uma chave de fenda grande, vá girando e soltando aos poucos até sair por completo.
 
     Após a remoção, limpe o excesso de graxa e remova a cupilha (trava, pino) de segurança da porca, solte-a e bata de dentro pra fora na panela (tambor) até ela sair do eixo, se acaso não soltar, prenda a roda novamente ao cubo sem apertar muito os parafusos e bata diretamente no pneu, vai dar uma alavanca maior e fará com que o tambor saia, depois é só retira-lo da roda e prosseguir.

    Com a panela fora, você terá acesso aos rolamentos e aos componentes dos freios, no meu caso troquei as lonas a uns 10.000km, então ainda estão boas, caso estejam desgastadas, proceda com a troca o mais rápido possível para evitar (se já não aconteceu) o desgaste excessivo das panelas (quando comprei o meu corsa, tive de trocar as 2 panelas, 2 rolamentos e lonas por estarem muito gastos) Caso não necessite de substituição (que é o meu caso) remova os rolamentos tanto do eixo quanto da panela e deixe de molho em um pouco de querosene para remover a graxa e a sujeira deles (caso estejam muito secos e/ou azulados, troque!!!!!) 
    Continue com a limpeza do sistema de freios, eu passo um pouco de querosene só no meio e no restante lavo só com sabão e água (não deixe pegar querosene e/ou graxa nas lonas se não ja era), lavo tudo com água e deixo secando (caso tenha ar comprimido, pode adiantar o processo). Passe o desengripante nas partes móveis, bem de leve e tire o excesso com um pano limpo.
    As panelas, no meu caso irei pintar, então capriche na limpeza, eu usei limpa baú, palha de aço e uma escova e pincel. Lave o melhor possível, se necessário raspe com uma faca ou espátula, lave tudo novamente com sabão em pó ou detergente e deixe secar bem, depois lixe o melhor possível com uma lixa 100 de ferro, passe um pano úmido e é só pintar. 
    Após seca a tinta, proceda com a montagem, de uma lixada leve por dentro na parte onde as lonas pegam, e também nas próprias lonas. Passe o quanto de graxa (use graxa de qualidade específica para rolamentos) conseguir e recoloque os rolamentos nela. 
    Recoloque a panela no eixo tomando cuidado para não retirar a graxa, monte o rolamento externo, a arruela, porca e aperte até sentir uma leve resistência ao rolamento, verifique se não tem jogo e coloque a cupilha (sempre é bom trocar para evitar problemas)
    Coloque mais um pouco de graxa dentro do copinho e bata de leve com um toquinho de madeira ou uma marreta de nylon, feito isso, basta recolocar a roda e pronto, faça o mesmo do outro lado e assim que colocar o carro no chão, reaperte os parafusos das rodas.
    Tome muito cuidado durante todo o processo, atente-se aos detalhes, afinal, esta é a parte que segura a roda, e se fizer algo de errado, nem quero pensar no estrago.. Espero ter ajudado e caso tenham dúvidas, basta comentar!!.. Abração a todos!!!


quinta-feira, 2 de abril de 2015

ENVELOPAMENTO VIOLÃO

      Taaaarde pessoal... hoje resolvi dar um trato em meu violão, resolvi dar uma cara de mais "muderninho" pra ele, e como sempre, compartilho a experiência com vocês. O antes era assim:
   Gastei aproximadamente uns 20 a 30 minutos para fazer todo o serviço, e as ferramentas são bem simples.. Estilete ou gilette, tesoura, uma espátula de nylon, um borrifador e um secador de cabelos ou soprador térmico. Eu aproveitei um pedaço de adesivo que já tinha em uma placa de acrílico, mais você pode (deve) comprar o seu de qualquer cor e ou textura em lojas de plotagem e envelopamento ou até mesmo pelo mercado livre.. O processo é bem simples porém necessita de um pouco de atenção aos detalhes para evitar problemas, aconselho que veja todo o tutorial ao menos uma vez antes de iniciar. Bom, sem mais, vamos lá....
    Inicie limpando toda a superfície com um desengordurante (usei veja e um pouquinho de alcool)
Em seguida, borrife água com detergente neutro por toda a área.
Em seguida recorte o pedaço de adesivo com sobra para poder ajeitar ele sem problemas sobre o tampo do violão.
Coloque o adesivo por cima e centralize da forma que for desejado, depois inicie os cortes pelo braço, deixando sempre uma sobrinha para ser removida com o estilete.
 Com a espátula, modele a borda e recorte o buraco do centro.
 Agora com o estilete, faça um corte sobre o local do cavalete, e depois corte com a tesoura deixando sobrar adesivo sobre ele.

Com a espátula e o secador (não tenho soprador), vá retirando o excesso de água por baixo do adesivo jogando para as bordas e para os cortes no adesivo, fazendo ele assentar sobre o tampo.

Agora de uma aquecida sobre todo o adesivo e retire as bolhas com a espátula.

Com o estilete, comece a cortar as sobras usando a quina entre o braço e o tampo, tomando cuidado para não riscar o verniz.

Faça o mesmo no cavalete, e em seguida com a espátula acerte as pontas forcando o adesivo em direção as partes cortadas.

Agora comece a retirar as rebarbas na parte externa do tampo, use o estilete na parte mais afiada (geralmente ele mais aberto o possível) e vá cortando somente em uma direção para evitar serrilhar a borda.




Pronto, agora corte o restante do buraco do centro e em seguida aqueça todo o tampo com o secador e vá retirando as bolhas restantes com a espátula.


E pronto, agora você tem o seu "novo" violão, basta colocar as cordas e sair tocando por ai.. 


Espero que seja útil como sempre, essa técnica é a mesma utilizada em todos os outros envelopamentos, então caso queiram fazer no computados, no notebook, no celular, em peças do carro entre outros, basta seguir o passo a passo e voilá.. 
Abraços e qualquer dúvida, estou a disposição.. fui...

quarta-feira, 1 de abril de 2015

CARREGANDO CELULARES UTILIZANDO FRUTAS (MITO OU VERDADE?)

      Boas amigos, hoje perdi uns 10 minutinhos do meu dia para testar a nova do youtube, o carregador de celular por frutas, testei com uma maçã, um tomate e uma laranja,,, e o resultado... segue o video...
     Até mais pe...pessoal!!...