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quarta-feira, 8 de abril de 2015

TRATO NO CORSINHA

    Boas meus amigos, estamos ai novamente com mais um pouco de coisa útil, hoje resolvi dar um grau no meu corsinha 97, e pra variar, vou deixar algumas dicas para quem queira fazer o mesmo. Ao todo vou fazer 3 coisas.. Revisar os freios, lubrificar os rolamentos e pintar as panelas, o processo é o mesmo para os 3, então você pode fazer tudo igual a mim ou qualquer um dos 3 separadamente.
 Vamos lá.. inicia-se levantando o carro e removendo a roda, como é a parte traseira, você vai precisar calçar as rodas dianteiras e manter o carro engatado pois vai precisar do freio de mão solto, levante o carro e se tiver, coloque um cavalete por segurança (não é o meu caso, então deixo a roda em baixo do eixo, se acaso o carro descer, para nela), Removendo a roda, você terá acesso ao copinho de graxa do cubo (foto abaixo).. com ajuda de uma chave de fenda grande, vá girando e soltando aos poucos até sair por completo.
 
     Após a remoção, limpe o excesso de graxa e remova a cupilha (trava, pino) de segurança da porca, solte-a e bata de dentro pra fora na panela (tambor) até ela sair do eixo, se acaso não soltar, prenda a roda novamente ao cubo sem apertar muito os parafusos e bata diretamente no pneu, vai dar uma alavanca maior e fará com que o tambor saia, depois é só retira-lo da roda e prosseguir.

    Com a panela fora, você terá acesso aos rolamentos e aos componentes dos freios, no meu caso troquei as lonas a uns 10.000km, então ainda estão boas, caso estejam desgastadas, proceda com a troca o mais rápido possível para evitar (se já não aconteceu) o desgaste excessivo das panelas (quando comprei o meu corsa, tive de trocar as 2 panelas, 2 rolamentos e lonas por estarem muito gastos) Caso não necessite de substituição (que é o meu caso) remova os rolamentos tanto do eixo quanto da panela e deixe de molho em um pouco de querosene para remover a graxa e a sujeira deles (caso estejam muito secos e/ou azulados, troque!!!!!) 
    Continue com a limpeza do sistema de freios, eu passo um pouco de querosene só no meio e no restante lavo só com sabão e água (não deixe pegar querosene e/ou graxa nas lonas se não ja era), lavo tudo com água e deixo secando (caso tenha ar comprimido, pode adiantar o processo). Passe o desengripante nas partes móveis, bem de leve e tire o excesso com um pano limpo.
    As panelas, no meu caso irei pintar, então capriche na limpeza, eu usei limpa baú, palha de aço e uma escova e pincel. Lave o melhor possível, se necessário raspe com uma faca ou espátula, lave tudo novamente com sabão em pó ou detergente e deixe secar bem, depois lixe o melhor possível com uma lixa 100 de ferro, passe um pano úmido e é só pintar. 
    Após seca a tinta, proceda com a montagem, de uma lixada leve por dentro na parte onde as lonas pegam, e também nas próprias lonas. Passe o quanto de graxa (use graxa de qualidade específica para rolamentos) conseguir e recoloque os rolamentos nela. 
    Recoloque a panela no eixo tomando cuidado para não retirar a graxa, monte o rolamento externo, a arruela, porca e aperte até sentir uma leve resistência ao rolamento, verifique se não tem jogo e coloque a cupilha (sempre é bom trocar para evitar problemas)
    Coloque mais um pouco de graxa dentro do copinho e bata de leve com um toquinho de madeira ou uma marreta de nylon, feito isso, basta recolocar a roda e pronto, faça o mesmo do outro lado e assim que colocar o carro no chão, reaperte os parafusos das rodas.
    Tome muito cuidado durante todo o processo, atente-se aos detalhes, afinal, esta é a parte que segura a roda, e se fizer algo de errado, nem quero pensar no estrago.. Espero ter ajudado e caso tenham dúvidas, basta comentar!!.. Abração a todos!!!


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