Bloco2

quinta-feira, 2 de abril de 2015

ENVELOPAMENTO VIOLÃO

      Taaaarde pessoal... hoje resolvi dar um trato em meu violão, resolvi dar uma cara de mais "muderninho" pra ele, e como sempre, compartilho a experiência com vocês. O antes era assim:
   Gastei aproximadamente uns 20 a 30 minutos para fazer todo o serviço, e as ferramentas são bem simples.. Estilete ou gilette, tesoura, uma espátula de nylon, um borrifador e um secador de cabelos ou soprador térmico. Eu aproveitei um pedaço de adesivo que já tinha em uma placa de acrílico, mais você pode (deve) comprar o seu de qualquer cor e ou textura em lojas de plotagem e envelopamento ou até mesmo pelo mercado livre.. O processo é bem simples porém necessita de um pouco de atenção aos detalhes para evitar problemas, aconselho que veja todo o tutorial ao menos uma vez antes de iniciar. Bom, sem mais, vamos lá....
    Inicie limpando toda a superfície com um desengordurante (usei veja e um pouquinho de alcool)
Em seguida, borrife água com detergente neutro por toda a área.
Em seguida recorte o pedaço de adesivo com sobra para poder ajeitar ele sem problemas sobre o tampo do violão.
Coloque o adesivo por cima e centralize da forma que for desejado, depois inicie os cortes pelo braço, deixando sempre uma sobrinha para ser removida com o estilete.
 Com a espátula, modele a borda e recorte o buraco do centro.
 Agora com o estilete, faça um corte sobre o local do cavalete, e depois corte com a tesoura deixando sobrar adesivo sobre ele.

Com a espátula e o secador (não tenho soprador), vá retirando o excesso de água por baixo do adesivo jogando para as bordas e para os cortes no adesivo, fazendo ele assentar sobre o tampo.

Agora de uma aquecida sobre todo o adesivo e retire as bolhas com a espátula.

Com o estilete, comece a cortar as sobras usando a quina entre o braço e o tampo, tomando cuidado para não riscar o verniz.

Faça o mesmo no cavalete, e em seguida com a espátula acerte as pontas forcando o adesivo em direção as partes cortadas.

Agora comece a retirar as rebarbas na parte externa do tampo, use o estilete na parte mais afiada (geralmente ele mais aberto o possível) e vá cortando somente em uma direção para evitar serrilhar a borda.




Pronto, agora corte o restante do buraco do centro e em seguida aqueça todo o tampo com o secador e vá retirando as bolhas restantes com a espátula.


E pronto, agora você tem o seu "novo" violão, basta colocar as cordas e sair tocando por ai.. 


Espero que seja útil como sempre, essa técnica é a mesma utilizada em todos os outros envelopamentos, então caso queiram fazer no computados, no notebook, no celular, em peças do carro entre outros, basta seguir o passo a passo e voilá.. 
Abraços e qualquer dúvida, estou a disposição.. fui...

3 comentários:

  1. Existe um adesivo específico para plotagem de Violao???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei ao certo.. mas acredito que seja o mesmo automotivo

      Excluir
  2. AMIGÃO QUANTO METROS DE CONTACT SERIA NECESSARIO PARA ENVELOPAR O VIOLÃO INTEIRO (FRENTE, A COSTA E A LATERAL) OBRIGADO

    ResponderExcluir